Histórico do periódico

A Revista de Agricultura foi fundada em 1926 pelos insignes Professores Nicolau Athanassof, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Júnior. Pouco tempo depois, associaram-se os Professores Carlos Teixeira Mendes e Philippe Westin Cabral de Vasconcellos. É um periódico pioneiro na publicação e divulgação de trabalhos científicos em nosso País.

No seu início, a Revista de Agricultura já disseminava conhecimentos científicos ligados à agropecuária, através da publicação de artigos técnicos, palestras e conferências, notícias relacionadas às atividades rurais, tanto no País como no Exterior, bem como análises bibliográficas de interesse.

Além dos artigos e estudos originais, a Revista trazia aos seus leitores pequenas notas sobre o que se publicava nos principais periódicos e jornais científicos da época. Existiam também breves relatos sobre as atividades acadêmicas, reuniões técnicas como congressos e seminários ligados à agropecuária, concursos da carreira docente, festividades de formatura, prêmios e honrarias concedidas, visitas de missões nacionais e estrangeiras.

Após o falecimento do Prof. Nicolau Athanassof, em 3 de agosto de 1955, assumiu a direção da revista o Prof. Salvador de Toledo Piza Júnior, já no número 1 do volume 31, ano de 1956. Como Diretores participavam também os professores Octávio Domingues e Philippe Westin Cabral de Vasconcelos, tendo, como Secretário, o Prof. Luiz Gonzaga Engelberg Lordello. Em 1967, passa a integrar também a Diretoria, o Prof. Frederico Pimentel Gomes.

Em 21 de janeiro de 1988, ocorreu nova modificação na direção da Revista com o falecimento de Salvador de Toledo Piza Júnior. Já no volume 63, ano de 1988, restaram como Diretores, os professores Frederico Pimentel Gomes e Luiz Gonzaga Engelberg Lordello, completados por um Conselho Editorial de três membros: Professores Evoneo Berti Filho, Hilton Thadeu Zarate do Couto e Marli de Bem Gomes.

Com o falecimento do Prof. Frederico Pimentel Gomes, em 24 de novembro de 2004, o corpo editorial da Revista ficou constituído por dois Editores Chefe, um Editor Adjunto e 15 Editores Associados.

Sua indexação se estende por 18 periódicos internacionais e mais o Ministério de Agricultura dos Estados Unidos (US Department of Agriculture).

Já recebeu auxílios do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fundação Cargill e atualmente pela FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

Publica artigos em inglês.

Já remeteu seus exemplares para várias regiões do País, e também, Américas, África, e países europeus como Portugal, Itália, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Bulgária e Rússia. Desde sua fundação em 1926 nunca deixou de ser publicada, sendo o único periódico científico que não teve solução de continuidade representando importante suporte para divulgação de pesquisadores e disseminação do conhecimento.

É editada três vezes por ano (abril, agosto e dezembro) e se destina à publicação de artigos originais sobre as seguintes áreas classificadas pelo Qualis\Capes:

BIOTECNOLOGIA (C), CIÊNCIAS AGRÁRIAS I (B4), CIÊNCIA DE ALIMENTOS (C), CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I (B5), INTERDISCIPLINAR (B3), ZOOTECNIA / RECURSOS PESQUEIROS (B5).

 

Mais informações:

Marcos César Milanez - Auxiliar Administrativo

Fone: 55 19 3417-6609 ou 55 19 3417-6628

Fax:   55 19 3422-2755

bja@fealq.org.br

http://fealq.org.br/revista-de-agricultura/